Menu

MeuSuporte JNG

O que é?

O Programa MeuSuporteJNG oferece um serviço de apoio profissional e individualizado para o desenvolvimento de habilidades e autonomia nas atividades da vida diária de adolescentes e adultos com deficiência, implementado por profissionais treinados e supervisionados pelo Instituto JNG.

Para quem é?

Para todos aqueles que estão em transição para a vida adulta:

  • Adolescentes a partir dos 15 anos e jovens adultos com deficiência intelectual, síndrome de down, autismo e outras deficiência que moram com suas famílias

  • Adultos com deficiência intelectual, síndrome de down, autismo e outra deficiências, que já residem sozinhos ou estão considerando essa transição a curto prazo

Para adolescentes e jovens adultos, o MeuSuporte visa prepará-los para a transição para a vida adulta, com ênfase em atividades de vida diária.

Para adultos que já saíram da casa dos pais, o MeuSuporte foca principalmente na organização de rotinas, identificação de recursos de apoio e mapeamento da rede de apoio, com objetivo de ampliar autonomia e independência no dia a dia.

Quais são os principais benefícios?

Acompanhamento profissional no dia a dia da pessoa com deficiência por uma equipe capacitada em nossa metodologia que irá implementar e avaliar a eficácia das ações associada às necessidades de cada jovem participante, em todas as etapas do processo.

Segurança e apoio para a família ao observar o progresso e as conquistas do jovem, e perceber que ele é capaz de assumir responsabilidades, a família se sente mais segura e confiante em relação ao futuro. O apoio profissional também pode aliviar o estresse e a sobrecarga dos familiares, pois oferece suporte prático e emocional na vida diária.

Segurança e autoestima para a pessoa com deficiência, ao assumir responsabilidades ligadas ao seu bem-estar e vida cotidiana, poderá sentir-se mais seguro e autoconfiante para fazer suas escolhas e tomar decisões. Assim, potencializa o desenvolvimento de competências e talentos, preparando-se para enfrentar os desafios da vida adulta.

Como funciona?

O processo é o mesmo de quem chega à moradia, utilizando a metodologia JNG, fundamentada no modelo social da deficiência e com o apoio centrado na pessoa: 

  • Avaliação de Perfil e Autonomia: o processo inicia-se com entrevistas conduzidas com toda a família, feitas por uma de nossas especialistas. É um parecer técnico, sem cunho terapêutico, sobre o tipo e frequência do suporte necessário; e as áreas indicadas para Plano Personalizado de Apoio (PPA).

  • Plano Personalizado de Apoio (PPA):  é uma ferramenta fundamental para garantir o apoio adequado, elaborado em colaboração com o jovem e seus familiares.  Funciona como um plano de trabalho, que traça objetivos, metas e prazos.  A implementação do PPA tem supervisão técnica de nossa equipe multidisciplinar de especialistas, garantindo que uma abordagem abrangente e eficaz.

  • Avaliação Periódica: realizada a cada seis meses para celebrar as conquistas e revisar estratégias e prioridades. O PPA é um instrumento flexível e ajustável, permitindo adaptações conforme o progresso e as mudanças nas circunstâncias pessoais. Essa abordagem garante que o suporte oferecido permaneça alinhado com as necessidades do indivíduo, seus objetivos e aspirações.

Contato

Contate-nos hoje mesmo para saber mais sobre como o Programa MeuSuporteJNG pode transformar positivamente a vida de seus clientes e suas famílias.

Estamos aqui para ajudar a construir um futuro mais brilhante e inclusivo para todos.

Para saber mais, preencha nosso formulário e entraremos em contato em breve!

Acompanhe o JNG!

Cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos, convites para os nossos eventos, além da nossa newsletter mensal com notícias e novidades do JNG

Whatsapp JNG
Skip to content