Tamanho da letra A + A -

O Que Fazemos

PRIMEIRA MORADIA INDEPENDENTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL


Inédita no Brasil, a moradia independente do Instituto JNG traz um novo olhar sobre o adulto com deficiência intelectual e autismos, com foco em protagonismo, empoderamento, autonomia e independência. Depois de um intenso processo de inclusão e educação desde seu nascimento, existe uma lacuna na transição para a vida adulta dessa geração mais ativa, longeva, empoderada e consciente de seus direitos. Muitas vezes, esses jovens são infantilizados, até mesmo vistos como incapazes e impedidos de fazer escolhas e tomar decisões

 

A primeira moradia independente do Brasil localiza-se no Rio de Janeiro, no prédio da ULiving no bairro do Flamengo, com grande oferta de serviços, comércio, lazer e transporte público, de frente para o arborizado Aterro do Flamengo. Cada morador tem seu apartamento, sua privacidade e sua própria rotina, em um prédio comum, onde vivem pessoas sem e com deficiência. Sem isolamento, sem residências segregadas, com privacidade, liberdade e autonomia, como garantido na Convenção da ONU e na Lei Brasileira de Inclusão. 

 

“Isso só é possível quando conseguimos oferecer o apoio adequado. Apoio que nasce da certeza de que as pessoas com deficiência devem, e podem, ter autonomia para viver como são, mesmo com limitações. A função principal do apoio do JNG é respeitar a dignidade e integridade da pessoa, seja quem ela for”, diz Flávia Poppe, diretora e uma das fundadoras do Instituto JNG.


Projeto inovador e baseado no modelo social da deficiência, a moradia independente JNG possibilita que adultos com deficiência continuem seu processo de desenvolvimento de habilidades e competências ao longo de toda a vida, com segurança e apoio profissional. Sua metodologia exclusiva faz uma análise aprofundada da singularidade de cada morador, levando em conta seus direitos e suas escolhas, e tem metas, avaliações e controle de qualidade. 

 

A moradia independente é transformadora, muda a dinâmica do convívio social nas comunidades, prédios e bairros, quebrando barreiras e desconstruindo a cultura do capacitismo. Ela estimula e favorece a interação e o aprendizado das pessoas com deficiência, e o seu pleno acesso aos recursos da sociedade. 


Quero me inscrever na moradia independente do JNG.

 

O primeiro passo é fazer uma Avaliação de Perfil e Autonomia, um raio x das habilidades e autonomia do adulto com deficiência, a partir de entrevistas com ele (a) e sua família ( mãe, pai, irmãos) conduzidas por nossa equipe multidisciplinar de especialistas. Nessas entrevistas, são mapeadas as rotinas, atividades e aspirações, em diversas áreas da vida: saúde, lazer, segurança, finanças, alimentação etc

 

Não é uma avaliação sobre estar apto ou não apto, mas sim para definir o segundo passo fundamental para a moradia independente do JNG: o Plano Personalizado de Apoio (PPA), que mapeia os apoios necessários para que o adulto com deficiência viva com autonomia e o mais independente possível em sua casa e no seu dia a dia. Mesmo sendo altamente dependente, o adulto com deficiência deve exercitar sua autonomia de escolha, ainda que não tenha independência para executar tarefas. Do simples fato de ter sua própria casa, sua privacidade, haverá muitos estímulos para que amplie sua prática de autonomia. 


Hoje a moradia é totalmente financiada pelas famílias e doações esporádicas. O Instituto JNG não tem patrocínio privado, e infelizmente as políticas públicas ainda não contemplam a moradia independente, mas estamos em constante diálogo com governos e Ministério Público para que seja uma realidade para todos!

 

Quer levar a moradia independente JNG para sua cidade ou Estado? Clique aqui e conheça nossos serviços de consultoria e treinamento.  

Quer apoiar nosso projeto-piloto? Clique aqui para doar.

Acompanhe também nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

Clique aqui para assistir a matéria no programa Fantástico - Rede Globo.

A sua doação vai além do valor financeiro,
ela apoia a conquista de autonomia de pessoas com deficiências.

Clique aqui para doar Veja os produtos da campanha