Tamanho da letra A + A -

INSTITUTO JNG PROMOVE “JORNADA DA MORADIA INDEPENDENTE”

INSTITUTO JNG PROMOVE “JORNADA DA MORADIA INDEPENDENTE”

O adulto com deficiência pode morar sozinho?

Por que é importante sair da casa dos pais e ter seu próprio espaço?

Será que meu filho(a) está pronto para dar esse passo?

Que tipo de apoio ele(a) terá nas rotinas domésticas?



A Jornada da Moradia Independente irá debater e responder essas dúvidas que permeiam a cabeça e o coração de muitas pessoas com deficiência, seus pais e familiares, com olhar profissional e anticapacitista. É uma oportunidade para que as famílias conversem de maneira estruturada sobre esse passo tão importante que é se tornar adulto e sair da casa dos pais.


Ao percorrer a Jornada, você recebe:


1- Avaliação de Perfil e Autonomia: raio-x das habilidades do adulto com deficiência, bem como dos pontos de risco e estratégias para minimizá-los, para ampliar sua participação nas atividades dentro de casa e na vida em comunidade. É uma avaliação inédita no Brasil, com foco na moradia. É sobre ter sua casa, seu espaço e cuidar dele - com todos os apoios necessários para que isso se torne realidade.


2- Plano Personalizado de Apoio: define o tipo, quantidade e a frequência de apoio e pode ser adotado de imediato, inclusive por quem prefere permanecer morando com os pais. É um plano assertivo, para que o adulto com deficiência se desenvolva no que realmente precisa e deseja, de acordo com suas escolhas - e, aos poucos, conquiste confiança e celebre os ganhos e desafios de uma vida adulta plena.


3- Mentorias e Reuniões de Acolhimento: 17 encontros conduzidos pelas especialistas do JNG e convidados, com reflexões e debates sobre sentimentos, crenças, barreiras, inseguranças e preocupações sobre moradia e vida adulta da pessoa com deficiência.


O questionário “Habilidades e Desafios para Moradia Independente do JNG” é o ponto de partida. A família é entrevistada sobre as rotinas e atividades nas áreas de lazer, estudos, trabalho, segurança, finanças, saúde, alimentação, cuidados pessoais, cuidados com a casa, mídias sociais, entre outros.

Como funciona?

  • Mentorias semanais exclusivas com os filhos(as)
  • Mentorias quinzenais exclusivas com os pais
  • Encontro com irmãos
  • 2 reuniões de acolhimento para toda a família
  • Entrevistas individuais

Para o JNG, o adulto com deficiência intelectual pode ter a perspectiva de sair da casa dos pais e ter seu próprio espaço, com autonomia e o mais independente possível, em um processo de aprendizagem contínua e empoderamento. Basta ter o apoio necessário, individualizado e profissional


Para o JNG, o adulto com deficiência pode ter a perspectiva de sair da casa dos pais e ter seu próprio espaço, com autonomia e o mais independente possível, em um processo de aprendizagem contínua e empoderamento. Basta ter os apoio necessário, individualizado e profissional.


Jornada da Moradia Independente

14 de outubro a 16 de dezembro

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/jornada-da-moradia-independente__1345908



Sobre o Instituto JNG: estamos lançando a primeira moradia independente para pessoas com deficiência do Brasil, projeto inovador e com metodologia exclusiva. Não há restrição de idade ou tipo de deficiência. Sem isolamento, sem residências segregadas, com privacidade, liberdade e autonomia, como garantido na Convenção da ONU e na Lei Brasileira de Inclusão.

 

A moradia independente JNG promove a cidadania e a participação de adultos com deficiência intelectual, ampliando a inclusão no bairro e na comunidade, além de possibilitar o envelhecimento saudável e com dignidade. E, para a sociedade, é uma oportunidade de aprender com a diversidade.


Para saber mais sobre a moradia independente do JNG, envie um email para moradia@institutojng.org.br


A sua doação vai além do valor financeiro,
ela apoia a conquista de autonomia de pessoas com deficiências.

Clique aqui para doar Veja os produtos da campanha